quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sopa de beterraba Chioggia

Hoje a sopa do dia é sopa de beterraba Chioggia. Uma sopa que sabe a sobremesa!

Andava cheia de curiosidade para experimentar aquelas beterrabas que têm riscas cor de rosa e brancas. Encontrei-as no mercado central de Nancy quando fui visitar a minha amiga L. Não resisti a trazer duas! Acabei por descobrir que são super doces! O sabor a terra característico das beterrabas também é mais suave. Resultaram assim numa sopa aconchegante e reconfortante. Começar a refeição com esta sopa é como comer a sobremesa em primeiro lugar. Descobri também que foram cultivadas pela primeira vez em Chioggia, Itália. Acho que o chefe G.P. vai gostar de saber esta informação.


Ingredientes para 3-4 pessoas:
2 beterrabas Chioggia pequenas
2 cenouras pequenas
3/4 de 1 maçã (o outro 1/4 comi-o enquanto fazia a sopa!)
1 chalota
1 dente de alho
10 g de gengibre fresco
1 colher de chá de curcuma em pó
1 fio de azeite
sal q.b.
água q.b.

Começar por cozer as beterrabas. Para tal, colocar as beterrabas dentro de uma panela e cobrir com água. Ligar o lume. Deixar ferver durante 35-40 minutos. Ao fim deste tempo, colocá-las em água fria e retirar a casca com a ajuda de uma faca. Depois de cozidas, a casca sai muito facilmente.

Entretanto, numa outra panela colocar 1 fio de azeite e de água. Juntar a chalote cortada às rodelas, o alho picado (sem o centro). Deixar refogar durante 10 minutos. Adicionar o gengibre fresco ralado e a curcuma em pó. Deixar refogar durante alguns minutos. 
Adicionar as beterrabas, as cenouras e a maçã cortadas aos pedaços. Cobrir com água, adicionar um pouco de sal e deixar cozer. Por fim, é só passar com a varinha mágica. Ao servir, pode colocar-se um pouco de queijo de cabra e mistura de sementes. O salgado do queijo faz um belo contraste com o doce da sopa. Boa sopa!

Sem comentários:

Enviar um comentário