quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Venha a Nós a Vossa Sopa #1

Sopa de beterraba com cominhos e queijo feta

A rúbrica "Venha a Nós a Vossa Sopa" pretende mostrar sopas maravilhosas que vou encontrando pela blogosfera e em livros. Se a receita for um sucesso, vem aqui parar. 

A receita de hoje vem do blog Cinco Quartos de Laranja: Sopa de beterraba com cominhos e queijo feta. Confesso que estava com algum receio de colocar a beterraba em sopa. Até agora só a tinha comido cozida ou em conserva em saladas. Mas já experimentei algumas receitas deste blog e ficaram sempre muito boas, por isso decidi arriscar. E, abençoada sopa! Ficou óptima! Descobri uma nova forma de usar as beterrabas! E o contraste que o salgado do queijo feta faz (usei a versão light) com o doce da sopa (fica bem docinha) deixa-nos cair em tentação tal é a vontade de a repetir!



Fiz apenas algumas pequeninas alterações de acordo com o que tinha em casa.

Ingredientes:
2 beterrabas cruas com casca
2 cebolas pequenas
1 dente de alho grande
1 cenoura
1 alho-francês sem rama
1 colher de café de cominhos em semente
1 fio de azeite
água q.b.
sal q.b.

pimenta preta de moinho q.b.
queijo feta light

Primeiro lavei as beterrabas para tirar a terra que se encontrava agarrada à casca. Depois coloquei-as dentro de um tacho e cobri-as com água. Liguei o lume e cozeram durante aproximadamente 35-40 min (beterrabas grandes podem levar mais tempo, mas estas eram pequenas/médias). Ao fim deste tempo, coloquei-as em água fria e, com a ajuda de uma faca, retirei a casca. Depois de cozidas, a casca sai muito facilmente. 

Enquanto as beterrabas coziam preparei todos os outros legumes e cortei-os aos bocadinhos. Coloquei na panela um fio de azeite (pequeno, e um fio de água para que o refogado seja mais leve - dica do chefe G.P. aqui de casa), juntei a cebola cortada aos pedaços pequenos, o alho picado (costumo retirar aquela parte interior dos alhos, para que a sua digestão seja mais fácil - dica 2 do chefe G.P.) e os cominhos em semente. Depois de refogar, juntei todos os outros legumes à panela assim como as beterrabas cortadas em cubos. Cobri com água, adicionei um pouco de sal e deixe cozer. Depois, foi só passar com a varinha mágica e adicionar pimenta preta! Colocar um pouco de queijo feita por cima da sopa depois de servida.

Bom apetite e santificada seja a sua sopa que ficou tão boa!

Sem comentários:

Enviar um comentário