sábado, 31 de janeiro de 2015

O Chefe G.P. faz sopa #1

Creme de batatas com couve crespa e salsicha alemã fumada

O Chefe G.P. foi às compras de bicicleta e regressou com os ingredientes para uma sopa. Espreitei e pensei: "Olha, cá vai uma sopinha de couve, batata e salsicha. Vai cortar tudo aos bocadinhos e fazer uma espécie de caldo galego (embora sem feijões)". 


O que eu não sabia é que havia um ingrediente secreto que estava escondido! A batata doce! Foi-me revelado mais tarde, já na cozinha. 


A sopa, afinal, tornou-se num creme de batatas aveludado e adocicado coberto com couve crespa e rodelas de salsicha alemã frita. O contraste entre o doce das batatas com o salgado da salsicha, faz uma combinação perfeita! E a couve ajuda a suavizar o prato e a ligar ainda mais os dois sabores. É caso para se dizer: "Chefe G.P., que estais na Cozinha; Santificada seja a Vossa Sopa"!



Ingredientes para 4 pessoas:
1 cebola média
1 chalote
1 talo de aipo
1 batatas média e 3 pequenas
1 batata doce grande
1 fio de azeite
sal q.b.

folhas de couve crespa q.b. (Grünkohl)
1 salsicha alemã fumada (Mettendengeräuchert)
NotaA salsicha alemã pode ser substituída por chouriço. Chefe G.P. deixa a sugestão de experimentar esta sopa usando farinheira ou morcela. 

Cortar a cebola, a chalote e o talo de aipo aos pedaços. Colocar num tacho com um fio de azeite e deixar refogar. Quando a cebola estiver dourada, adicionar as batatas e a batata doce cortadas aos cubos. Deixar cozinhar por alguns minutos. Adicionar água quente de modo a cobrir as batatas.  Adicionar uma pitada de sal.  Quando as batatas estiverem cozidas, triturar com a varinha mágica.

Entretanto, colocar uma panela com água ao lume. Quando a água estiver a ferver, juntar as folhas de couve crespa lavadas. Deixar cozer durante 20-30 min. Retirar as folhas da água. Devido às boas propriedades nutritivas desta couve, a água de cozedura pode ser guardada em frascos no frigorífico para ser utilizada posteriormente noutras receitas.

Fritar a salsicha alemã numa frigideira anti-aderente sem adicionar gordura. Depois de fritar, escorrer bem para tirar a gordura que se libertou. Cortar a salsicha às rodelas. 

Colocar o creme de batatas num prato e adicionar a couve e umas rodelas de salsicha frita. Chefe G.P. adicionou ainda uma pitadinha de chilli em pó. Fica a dica para quem quiser um toque de picante. E, boa sopa!


Pão de alho

A Chefe L.S. achou que uma sopa com estes ingredientes combinaria bem com pão de alho. E, na verdade, uma fatiazinha de pão de alho liga mesmo bem com esta sopa! Vai daí, Chefe L.S. preparou com antecedência uma massa para pão e deixou a levedar até à hora de jantar para que se tivesse direito a acompanhar a sopa com uma fatia de pão quentinha e com a crosta estaladiça!

Ingredientes:
250 g farinha trigo (tipo 45)
120 mL água
1/2 pacote de fermento de padeiro seco
1 colher de café de sal
1 colher de café de açúcar
3 colheres de sopa de azeite

1 alho fresco
3 dentes de alho seco

Nota: Em vez de um alho fresco e 3 dentes de alho seco, podem utilizar-se 4 dentes de alho seco. O alho fresco tem uma zona verde (que relembra o alho francês) e umas camadas brancas que envolvem os dentes de alho pequeninos. Estas camadas brancas podem ser guardadas e utilizadas posteriormente noutras receitas como cebola. A parte verde pode também ser utilizada em substituição de alho francês ou cebolinho. 



Amornar a água e juntar a levedura seca, o sal, o açúcar e o azeite. Mexer e deixar assim durante, pelo menos, 5 minutos. Ao fim deste tempo, colocar esta água numa taça maior. Ir adicionando a farinha aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau. Após adicionar toda a farinha, cobrir a taça com um pano e deixar a levedar num local quente. 

Ao fim de 3 horas, esmagar os alhos num almofariz. Adicionar à massa e amassar um pouco. Se a massa estiver pegajosa, ir adicionando farinha aos poucos até se tornar menos pegajosa e mais elástica. Voltar a colocar a massa na taça, cobrir a taça com um pano e deixar a levedar durante 20 min. 

Dar a forma que se deseja ao pão. Colocar um pouco de azeite por cima do pão com a ajuda de um pincel e deixar repousar durante 15-20 min. Cozer em forno pré-aquecido (200ºC com ventilação) durante 30-40 min. 


Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário